Tem sido um processo muito adotado e disseminado pela indústria, o qual através de uma liderança estruturada na confiança e no compromisso entre diferentes áreas da empresa e níveis hierárquicos, o objetivo é a busca da excelência global operacional através da excelência de todas as áreas.
Esse tipo de gestão tem entregado resultados positivos, sendo: engajamento, motivação, compromisso, maior interação entre as áreas com foco no objetivo e metas globais da organização.
É baseada em 7 importantes pilares: i) operação, ii) manutenção, iii) pessoas, iv) saúde e segurança, v) sustentabilidade, vi) maior produtividade com redução de custos e vii) gerenciamento e gestão.
Pergunta: E ser for necessário um determinado área tomar uma decisão de “ação negativa” e essa ação negativa for necessária para um impacto positivo global?
Isso pode ou não ocorrer?
É possível identificar a necessidade dessa ação em tempo hábil?
Se toda as áreas mantiverem sua excelência sem nenhuma ação negativa, isso realmente significará que será atingida a excelência operacional global de uma planta industrial?
Gestão Participativa a busca pela excelência operacional através do compromisso global de todos, PDCA, Otimização da Produção e Aumento de Resultados!
Buscar o aumento de produtividade e eficiência não é mais uma questão de atingir maiores lucros e resultados, tem se tornado cada vez mais uma questão de sobrevivência e de garantir a perenidade da empresa.
A alta competitividade, altos custos produtivos e energéticos alinhado a volatidade da moeda, tem exigido das empresas investimentos tecnológicos, em equipes e metodologias que apresentem resultados em termos de aumento de performance e redução de custos operacionais com segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente, buscando a excelência operacional de toda a cadeia, não sendo mais possível permitir perdas na cadeia.
Para atuar nesse nível de excelência é fundamental que os funcionários estejam estimulados e engajados com os objetivos da empresa. Na busca da excelência operacional, uma das ferramentas que está sendo bastante utilizadas é a da Gestão Participativa, compartilhando méritos e responsabilidades e, assim, trazendo o compromisso de toda a equipe funcionários ao objetivo de excelência operacional.
Esse modelo de gestão exige engajamento, treinamento, autonomia das áreas e pessoas e medição de resultados locais para que funcione. Exigi que as informações e boas práticas sejam disseminadas, aplicadas e replicadas por todas as equipes de trabalho. É fundamental as equipes de todas as áreas pensem e tenham como objetivo o negócio como um todo de forma global, e que tenham a consciência que uma determinada ação local, pode gerar impacto negativo ou positivo global.
Um processo produtivo de uma planta industrial, possui um cenário que vai além dos objetivos e metas das áreas, onde as decisões podem ser tomadas de maneira que prejudiquem uma área ou um objetivo, mas é uma importante decisão que irá trazer um benefício Global.
Por exemplo: Decidir pelo aumento de uma determinada “ação negativa” a qual irá gerar maior consumo energético ou irá acarretar maiores perdas ou maiores custos produtivos, mas o seu resultado final será positivo, e caso essa “ação negativa” não seja tomada em beneficio de uma área ou de um objetivo, ela poderá acarretar em um resultado negativo global.
Direcionar essas ações e saber qual a melhor estratégia global em um terminado momento, é uma tarefa extremamente desafiadora e exige muita experiência, conhecimento e integração entre as equipes, além da necessidade de uma comunicação efetiva interna entre as áreas, bem como o trabalho de justificativas para a tomada de decisão, as quais tomam um precioso tempo, as quais muitas vezes são tomadas de forma tardia e são corrigidas através do PDCA para a melhoria futura, o que significa muitas vezes que não houve tempo hábil para a tomada de decisão correta que evitasse um determinado problema.
O X-Machine RTO é a tecnologia de Gêmeo Digital da Dipsie Engenharia e Software S/A, o qual é um modelo matemático representativo de toda a planta que é capaz de analisar, otimizar e recomendar de forma local as ações para atingir e superar as metas globais, entregando a melhor estratégia a todas as áreas através da utilização seus Algoritmos de Otimização em Tempo Real.
O X-Machine RTO também permite a simulação do comportamento da planta, prevendo o desdobramento de ações e apresentando cenários em tempo real, atuando diretamente ou indicando a melhor estratégia de controle para uma determinada ação medindo em termos de custos operacionais x lucratividade.
O X-Machine RTO permite aos gestores disseminar as boas práticas e fazer com que ajustes e recomendações cheguem facilmente e de forma bastante eficiente a equipe de operação da planta.
A Tecnologia do X-Machine RTO grava e indica os cenários, de forma a justificar e evidenciar uma ação negativa em uma determinada área a qual foi necessária para o benefício global.
As equipes de produção possuem nele a execução do ciclo do PDCA de forma online a cada minuto, reduzindo esforços e economizando tempo, fornecendo informações do dia a dia do campo com eficiência e eficácia aos gestores, potencializando ainda a gestão participativa entre as áreas, com relatórios facilmente customizáveis, tomando decisões baseadas em engenharia local com o objetivo global.
O X-Machine RTO simplifica de forma efetiva a integração da grande quantidade de processos que são gerenciados, acompanhados e controlados pelas equipes de operação, manutenção, supervisão, gerência e executiva das indústrias, entregando inteligência e estratégia a todas as áreas para que atinjam o objetivo e a excelência operacional global.
Em uma Gestão Participativa os objetivos e metas são definidos com a participação de todos as áreas e com os colaboradores, que fornecem informações e relatórios em camadas operacionais. As ações que apresentam o melhor desempenho nos relatórios apresentados são disseminadas por todas as equipes e se tornam um padrão operacional, que está constantemente em avaliação e melhoria a cada ciclo. (tomando muito tempo e as melhorias são implementadas em um novo ciclo).
O X-Machine RTO fornece um ciclo de PDCA on-line, que é executado para cada cenário vivido em segundos ou minutos, fornecendo métodos para retroalimentar o ciclo dentro do ciclo através da simulação de cenários proporcionada com a integração de seu gêmeo digital que é um modelo matemático representativo real da planta, que está integrado e analisando comportamentos locais e resultados globais simulando ações para melhorias na busca pelo “Ponto Ótimo” permitido pela planta.
O X-Machine RTO entrega em uma única ferramenta todas as informações para que a equipe de gestão possa entender os cenários, identificar gaps e pontos que comprometem a eficiência e até mesmo em uma restruturação, para direcionar esforços e investimentos com clareza dos resultados a serem entregues com essas ações.